Notícias

Benefícios da Dança de Salão/Gasto calórico



Dançar é uma terapia para a alma

Os benefícios da dança ultrapassam o bem-estar físico. Alegria, disposição e um círculo de amizades que não pára de crescer são apenas algumas das transformações que ela proporciona. Embora as festas dançantes de hoje não exijam grandes performances, é muito gostoso saber dançar bem, ter coordenação e ritmo nos movimentos. Dançar faz bem ao corpo, a mente e à saúde geral do organismo, além do prazer que esta atividade gera.

Qualquer atividade de dança promove muitos benefícios, entre eles:
– Melhora da coordenação motora, do ritmo, da memória, da flexibilidade, do equilíbrio, da concentração, da resistência e da força muscular, da postura, do tônus muscular, etc.

– Combate o stress.
– Aumenta a auto-estima.
– Melhora as funções vitais do organismo, como digestão, respiração, circulação,etc.
– Gera bem-estar.
– Melhora muito o condicionamento cardio-respiratório.
– Entretém, de forma gostosa, quem pratica a dança.
– Aumenta a socialização.
– Traz desenvoltura e desinibição ao praticante.
– Trabalha o corpo todo, deixando-o saudável e bonito.

Gasto calórico

O forró permite o gasto de até 470 kcal por hora. Com molejo e sensualidade, o estilo é um dos mais fáceis de se aprender e mexe o corpo todo, trabalhando acentuadamente os quadris e as pernas. Já no soltinho, também chamado de swing e rock brasileiro, o gasto calórico chega a 550 kcal por hora. Os passos rápidos, característicos do estilo, movimentam coxas, panturrilhas e braços, além de garantirem um bom condicionamento físico ao praticante.
No samba de gafieira, gasta-se, em média, 470 kcal por hora. Por causa da ginga pulada do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora das torções, giros e rebolados tipicamente brasileiros. A salsa faz o praticante perder 590 kcal por hora. Bastante aeróbica, a modalidade ainda trabalha bíceps, tríceps, músculos abdominais, coxas, glúteos e panturrilhas.
O bolero proporciona uma perda de 350 kcal por hora. Um dos ritmos mais lentos da dança de salão, ele tem muitos movimentos de idas e vindas, que exigem força nas pernas e postura impecável. O tango, considerado por muitos o estilo mais difícil e o mais sensual da dança de salão, leva embora 470 kcal em uma hora.
Não há restrição de idade para a prática da dança de salão. “A dança abraça todos, da criança ao idoso”.
“A dança é a única arte em que o artista se torna a própria obra de arte”

Friedrich Nietzsche

Curso de Dança de Salão

Já estão abertas as inscrições para o curso de dança com o professor Carlos Lima. Valores especiais para sócios do LTC, desconto de 10% e sem pagamento de matrícula.
Maiores informações na secretaria do LTC  ou no cel.: (35) 8881-6538.

Clique aqui para ler a matéria sobre a Dança de Salão